segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Excertos

Discussões pelo orkut...

poltergeist- O fenômeno
Pessoal, no clássico filme "poltergeist-o fenômeno", em uma das cenas é mencionado o seguinte termo: "incidente de bilocação", que pelo que entendi seria uma abertura entre o nosso mundo e uma dimensão paralela ou o mundo espiritual como queiram. Pra quem não assistiu ao filme, é através dessa passagem que uma parapsicologa com a ajuda de uma médium consegue trazer de volta a pequena "carol Anne" para o nosso mundo. O que voces acham? Já ouviram falar desse incidente? É possivel acontecer isso, ou é apenas roteiro de cinema?



Essas "batalhas" todas se dão no íntimo. Não há necessidade de "portais". O que acontece é que para quem faz o filme ou narra a história em terceira pessoa, a possibilidade de existirem tais portais e mundos espirituais ajuda a colocar as coisas numa perspectiva compreensível para quem está lendo ou assistindo. O problema está no fato das pessoas preferirem acreditar na existência real desses recursos de linguagem ao invés de experimentarem por si mesmas do que se trata essa percepção do "outro lado". A percepção do mundo ao redor passa pelo crivo cerebral, sempre. E quaisquer cisões, bilocações, não são possíveis fisicamente. Só no interior da mente de cada um. E isso ainda SE houver predisposição da pessoa conseguir fazer essa dissociação.

O uso de algumas drogas pode induzir esse estado de percepção de "duas realidades". Mas isso, como no caso de envesgar os olhos e ver duas imagens, deve-se à perda momentânea ou não da capacidade do cérebro interpretar os estímulos sensoriais de forma coerente enquanto cria a percepção do momento presente. Durante todo o tempo em que passamos no estado de vigília - acordados - nosso cérebro é responsável por interpretar todos os estímulos do ambiente captados pelos sentidos da visão, audição, tato, gosto, cheiros. Se não houver um acordo entre o que é captado pelos sentidos e a interpretação final do cérebro, temos como resultado alguma alteração do que é percebido. Assim que se criam as alucinações, sensações bizarras de estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo, de ver pessoas que já morreram, de ouvir sons estranhos, "cheiros fantasma". Há quem, com base nisso, acredite que existe uma "outra realidade". De fato, se o cérebro não estiver capacitado a perceber a realidade como um todo coerente, a sensação de que "existe muito mais além" é bem "real". Mas isso não implica dizer que há "algo além". Só que, em determinado momento, houve uma ou várias falhas na interpretação dos estímulos pelo aparato sensorial e cerebral.

Mas então????Como o Universo teve a capacidade de criar esse "poder" que é o nosso cérebro?Esse poder da mente humana? De onde vem essa capacidade mental que todos temos mas por poucos é conhecida?

Bem, o universo, por si só, é muito complexo. A matéria, por si mesma, é extremamente plástica e estranha quando se analisa a "tecitura" da mesma, o mundo das subpartículas que estão lá todo tempo mas que dependem de imensas quantidades de energia para serem libertadas das estruturas atômicas e moleculares que permitem a criação de mundos como o nosso, galáxias com centenas de bilhões de sóis, seres vivos das mais variadas formas e tamanhos a partir de moléculas replicantes, como é o caso do DNA. E pensar ainda que toda essa complexidade surgiu de um ponto infinitezimal é de fundir o cérebro de qualquer pessoa. Mas nem por isso há a necessidade de um artífice, de um regente, ou mestre de obras.

O que se sabe é que nós somos resultado de sequências de eventos desde o princípio, que gerou condições para que houvesse formas de vida, inicialmente unicelulares como bactérias, que vêm evoluindo e adaptando-se às condições deste planeta desde há muito tempo atrás, algo em torno de 3,5 bilhões de anos. O que se sabe também é que formas de vida primitiva como bactérias extremófilas podem sobreviver às mais variadas condições climáticas não só daqui da Terra e podemos descender delas.

O funcionamento do cérebro é incrível sim. A mente humana, fruto direto desse funcionamento é sim uma maravilha à parte. A consciência emergindo como resultado do funcionamento de cérebros complexos como o nosso é fascinante. E a falta de respostas para nossa condição de possuidores dessa maravilha a nosso serviço é insaciável fonte de especulações. Se acreditar que toda essa complexidade que se estende desde as mais ínfimas partículas deste universo até a própria estrutura universal, passando por cérebros de seres vivos das mais variadas complexidades e graus de consciência, foi criada por "Deus"for uma resposta suficiente pra você, como eu ou qualquer outro pode dizer o contrário disso?

O máximo que eu posso fazer é mostrar que não é tão simples contentar-se com "Deus criou" quando se dá início à busca por entendimento "do que é tudo isso afinal de contas" e continuar sem respostas, uma vez que qualquer deus capaz de criar um universo tem de ser também extremamente complexo e detentor de infinitos atributos... O meu erro, no caso, seria perder a chance de buscar respostas concretas sobre What the f*ck this all means para dar prosseguimento à lista dos bilhões de nomes de Deus, aos infinitos atributos do Totipotente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário